segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sobre conteúdos e habilidades na creche

Nossos conteúdos são desenvolvidos considerando os pontos a seguir, por isso é importante saber...

Crianças de zero a três anos
A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:
• experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
• familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
• interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
• brincar;
• relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus cuidadores   e   com   demais   profissionais   da   instituição , demonstrando suas necessidades e interesses.
CONTEÚDOS
• Comunicação   e   expressão   de  seus   desejos,   desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.
• Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
• Iniciativa para pedir ajuda nas situações em que isso se fizer necessário.
• Realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência.
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
• Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em brincadeiras de imitação.
• Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
• Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.
• Respeito às regras simples de convívio social.
• Higiene das mãos com ajuda.
• Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
• Interesse em despreender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário.
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.

Crianças de quatro a seis anos
Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
• ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
• identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
• valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes   de   ajuda   e   colaboração   e   compartilhando   suas vivências;
• brincar;
• adotar   hábitos   de   autocuidado,   valorizando   as   atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
• identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos  quais  participam,   respeitando  suas   regras  básicas  de convívio social e a diversidade que os compõe.
CONTEÚDOS
• Expressão,  manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
• Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
• Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
• Participação em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens.
• Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
• Valorização do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
• Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
• Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura etc.
• Valorização da limpeza e aparência pessoal.
• Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.
• Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.
• Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente.
• Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
• Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo.
• Utilização adequada dos sanitários.
• Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
• Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.



TAMBÉM É BOM SABER QUE:
Nos momentos de sono e repouso lembre a importância do descanso para os seres humanos e outras espécies. 
Exemplos de atividades:
• cantar para os bebês as mesmas canções de ninar que seus pais ou parentes cantam e gradativamente introduzir outras;
• tocar, embalar, massagear, acalentar os bebês que desejem ou que necessitem desse cuidado para relaxar e/ou dormir;
• conversar sobre os medos, sonhos e fantasias associadas ao dormir;
• desenvolver projetos de pesquisa sobre os hábitos, rituais e cuidados utilizados na família e em outras culturas nos momentos de sono e repouso.

Nenhum comentário:

Campanhas...

Não à erotização infantil!
Nâo à erotização infantil ! Pedofilia é crime !Pedofilia é crime !

PROCURA-SE

A AMAI gostaria de desenvolver um trabalho com a comunidade de Santa Maria ensinando as crianças, jovens e quem mais esteja interessado, de produção de GRAFITE, caso você saiba grafitar e tenha interesse em fazer um trabalho VOLUNTÁRIO com nossa equipe, entre em contato conosco, estamos aguardando. Estamos em Brasília nas Segundas feira a partir de 19:00hs as 20:30hs na Paróquia Nossa Senhora Consolata e em Santa Maria aos Domingos a partir de 14:00hs esperamos por você!